Data de postagem: Dec 02, 2015 10:4:23 PM
Também conhecido por empolamento. Aparecem na superfície da tinta imediatamente após secagem ou apenas após alguns meses.Causas, podem ser várias:encapsulamento de ar na tinta devido a excesso de agitação na preparação;
em caso de pintura à pistola, ar no sistema de bombagem;
secagem superficial rápida do filme (retenção de solvente);
uso de diluentes de evaporação rápida;
superfície mal preparada ou oleosa;
excesso de humidade no substrato ou ambiente;
solvente retido no substrato devido à secagem rápida da tinta;
contaminantes entre demãos de tintas ou no substrato;
formação devido ao processo de osmose (sal na superfície).
Correção: após secagem, remover as bolhas mecanicamente, lixar as partes afectadas, preparar a superfície e repintar conforme a especificação técnica;
FissuraçãoA fissuração (português europeu) ou craqueamento (português brasileiro)consiste na quebra do filme de tinta após secagem. Defeito também conhecido por pele de crocodilo ou gretamento.
Causas, podem ser várias:
inabilidade do pintor;
aplicação de espessura elevada no caso tintas de etilsilicato de zinco;
secagem superficial rápida, enquanto a película continua pastosa por retenção do diluente;
camada muito espessa;
diluição inadequada;
não observância dos intervalos entre aplicações;
aplicação de uma tinta muito dura sobre tintas e/ou substratos mais flexíveis.
Correção: remoção da tinta afectada e reposição do esquema. No caso de tintas de etilsilicato de zinco, remoção total por decapagem por jacto abrasivo.
LevantamentoDefeito que também é conhecido por enrugamento.
Causas: esse defeito ocorre quando se aplica uma tinta com solventes fortes (tintas epoxídicas) sobre uma tinta alquídica ou que oxida ao ar, aplicada recentemente. Ao estar em contacto com o solvente forte começa a dissolver, “enrrugando”. Após algum tempo levanta e grandes áreas podem perder a aderência ao substrato.
Esse defeito também ocorre quando a última camada é aplicada antes da anterior ter curado completamente.
Correção:
após secar, lixar toda a zona afectada, preparar a superfície e repintar com uma tinta compatível;
se necessário remover todas as camadas de tinta.
respeitar os tempos de cura
Falta de AderênciaOu descascamento consiste na separação total ou zonal da tinta do substrato ou entre camadas de tinta.
Causas: podem ser várias e com origens muito diferentes:
superfície mal preparada, contaminada com gorduras ou partículas sólidas soltas ou contaminação que ocorra após a preparação da superfície;
umidade no substrato, a qual, sob efeito do calor, passa ao estado de vapor, pressionando o filme de tinta, que se desprende assim do substrato;
pintura sobre superfície quente;
reacção da tinta com o substrato em tintas à base de água;
rugosidade inadequada (pouca rugosidade);
incompatibilidade entre tintas – aplicação de tinta alquídica sobre superfícies com zinco (saponificação da tinta);
inobservância dos intervalos para repintura, especialmente em tintas que curam por polimerização;
contaminação da superfície entre demãos
Correção:
controlar o perfil de rugosidade;
eliminar partículas sólidas soltas;
medir a temperatura do substrato;
rever possíveis pontos de contaminação durante o manuseio da peça;
ajustar a viscosidade de maneira a garantir a tensão superficial baixa pra uma completa umectação da superfície;
não aplicar tintas incompatíveis com a camada anterior ou com o substrato;
nunca usar tintas convencionais sobre superfícies com uma temperatura acima de 40 ˚C.
Farinação de tintaOu gizamento é um defeito numa tinta que se reconhece quando, ao passar o dedo pela superfície pintada este fica com um pó fino e esbranquiçado na sua superfície, pó esse que é muito parecido com farinha fina ou com o pó que se liberta quando escrevemos com giz, daí o nome farinação ou gizamento – do inglês chalking.
Causas: o aparecimento deste defeito indica que a resina se decompôs com o tempo devido às condições atmosféricas, nomeadamente a luz solar.
É um defeito comum quando se pinta a ultima camada do revestimento com tintas epoxídicas. O grupo epóxi decompõe-se ao fim de algum tempo, com a acção da luz solar.
Por este motivo, hoje em dia é muito raro a utilização de tintas epoxídicas na última camada do sistema de pintura nos casos em que a estrutura pintada fica localizada ao ar livre.
Correção: consiste da limpeza das superfícies afectadas, lixamento das mesmas para aumentar a aderência e aplicação de uma demão de tinta que resista à acção da luz solar (ex: tintas a base de poliuretano).
CraterasÉ um defeito que se caracteriza por um buraco na superfície da película de tinta seca.
Causas:
ar que se liberta do filme de tinta após a aplicação de tinta. Situação que ocorre em substratos metalizados ou com etil silicato de zinco, que são filmes muito porosos e que retêm ar,É este ar que sai algum tempo após a aplicação de tinta, quando a maioria dos solventes já evaporou e o filme já não consegue voltar a ser coerente;
solventes que se libertam do filme de tinta algum tempo após a aplicação de tinta devido à má mistura dos componentes da tinta.
Correção: após a secagem completa, lixar as zonas com crateras removendo todas as imperfeições repintar conforme a especificação técnica.
Um pequeno defeito semelhante a uma cratera mas, ao contrário desta, existe uma aglomeração no seu centro, enquanto que nas imediações desse ponto a tinta foi repelida.
Causas:
Contaminação da superfície com óleos, silicones e outras matérias gordurosas causados por:
Contaminação da rede de ar comprimido com óleos;Contaminação da superfície com silicones;Contaminação da superfície com óleos e outras sujidade provenientes das mãos dos operários e/ou luvas de protecção sujas
Correção
Inspeccionar o sistema de ar comprimido fazendo o teste do lenço banco, caso se demonstre que este está contaminado então devemos purgá-lo ou aplicar purgadores nos ramais mais próximos das pistolas.Após a secagem completa, eliminar a fonte de contaminação, lixar as zonas com crateras removendo todas as imperfeições, lavar com água e detergente repintar conforme a especificação técnica.
São pequenas crateras que alcançam a superfície do substrato metálico. Esse tipo de defeito pode ocorrer conjuntamente com crateras e bolhas.
Ppodem ter várias causas como:
ar ou solventes aprisionados no filme de tinta úmida que se escapam para a atmosfera quando a tinta ainda úmida mas que já não consegue voltar a formar um filme coerente;
pintura à pistola sobre um substrato quente;
pintura directa de uma camada espessa sobre um substrato metalizado ou pintado com etilsilicato de zinco;
Correção: é impossível tapar os bicos de alfinete apenas com uma nova camada de tinta. A única correcção possível é lixar a superfície afectada até os bicos de alfinete desaparecerem e voltar a aplicar o esquema de pintura previsto. No caso de substratos metalizados ou pintados com etilsilicato de zinco, deve-se aplicar uma demão da tinta muito diluída (> 50% de diluição) para poder penetrar nos poros e expulsar o ar neles aprisionado e só então aplicar o esquema preconizado.
O sangramento é um defeito que ocorre quando se aplica uma tinta branca sobre um substrato pintado com tintas pretas à base de asfalto betuminoso, alcatrão de hulha. Ao fim de algum tempo, a cor branca passa a um tom amarelo acastanhado.[6]
Causas: o defeito apenas ocorre em tinta alquídicas, de borracha clorada ou epoxídicas aplicadas sobre substratos de asfalto betuminoso ou alcatrão de hulha que tenham sido recentemente aplicados e ainda contenham solventes. O solvente das matérias betuminosas difunde-se através do filme de tinta branca tornando-o amarelo ou acastanhado caso a cor fosse amarela.
Correção
Se este defeito aparecer, é impossível a sua correcção. A única maneira de impedir o seu aparecimento é esperar o tempo suficiente para que o solvente dos substratos betuminosos se liberte e só então aplicar a camada subsequente.
É por esse motivo que a pintura das marcações de estrada, apenas ocorre mais de um mês depois de se aplicar o asfalto rodoviário.
É um defeito que resulta numa superfície parecida com uma casca de laranja e resulta de um formação de filme insuficiente que leva a que a superfície fique não uniforme com micro relevos.[6]
Causas, existem várias:
atomização da tinta insuficiente;
utilização de solventes de evaporação muito rápida:
ambiente muito quente durante a pintura;
viscosidade elevada da tinta;
velocidade de aplicação e distância pistola-superfície incorrecta.
pela falta de solventes
Correção: lixagem da superfície afectada e voltar a reaplicar a demão.