O mercado e as lojas de venda de tinta

Data de postagem: Dec 02, 2015 11:1:3 PM

O Brasil é um dos cinco maiores mercados mundiais para tintas, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Alemanha e Japão. São fabricadas, no país, tintas designadas às mais variáveis aplicações, com tecnologia de ponta e grau de competência técnica comparável à dos mais avançados centros mundiais de produção. Há centenas de fabricantes, de grande, médio e pequeno porte, espalhados por todo o país. O segmento de tinta imobiliária representa cerca de 80% do volume total comercializado. Os grandes fornecedores mundiais de matérias-primas e insumos para tintas estão presentes no país, de modo direto ou através de seus representantes, juntamente com empresas nacionais, muitas delas detentoras de alta tecnologia e com perfil exportador.

Consumo

As pessoas tendem a investir cada vez mais em suas residências e nos pontos comerciais, mantendo-os sempre com pintura nova. Conforme pesquisas realizadas pela Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção, o item reforma residencial encontra-se em destaque em termos de perspectivas de consumo, ocupando os primeiros lugares nos anseios dos consumidores, com foco para pintura residencial.

O brasileiro gosta de colorir a casa. Entre as classes mais baixas, escolher uma nuance entre uma escala de cores múltipla e quase indistinta é sinônimo de status. Para o público de renda mais alta, as cores compõem a decoração e as últimas novidades do mercado, embelezando e tirando o ambiente do lugar comum.

Diversificação na loja

A primeira diversificação indicada em uma loja de tintas é ter variedades de marcas à disposição do cliente. A próxima evolução natural é também vender acessórios para pintura, como rolos de lã ou espuma, pincéis, trinchas, broxas, lixas, colas, impermeabilizantes, etc.

As principais mercadorias de uma loja de tintas são:

• Tinta acrílica;

• Tinta látex;

• Tintas especiais;

• Tinta Esmalte;

• Tintas de Fundo (por exemplo, o zarcão que têm a função anticorrosiva e antioxidante);

• Tinta Spray;

• Textura acrílica;

• Massa Corrida e Massa Acrílica;

• Selador;

• Solventes/ Diluentes Verniz;

• Acessórios para pintura;

• Corante/ pigmento em pó;

• Equipamentos de proteção;

• Impermeabilizante e aditivos;

• Lixas e abrasivos.

Ainda podem ser incorporados alguns diferenciais, tais como:

- Elaboração de projetos de pintura / decoração;

- Venda de produtos básicos de elétrica e hidráulica para reformas residenciais;

- Loja virtual com pedido on-line.

- Parceria com arquitetos e decoradores. Estantes com coleções de revistas, computador disponível para pesquisar sites de decoração.

Investimento

O dimensionamento do investimento total a seguir considera uma loja de tintas com as seguintes características:

• Faturamento mensal entre R$ 50 mil e R$ 70 mil;

• Área total do imóvel de 200 m²

A estimativa de investimento feita no item Equipamentos foi entre R$ 62.600 a R$ 101.800.

A esse valor deve se somar ainda os seguintes custos:

• Adaptação do imóvel: R$ 15 mil e R$ 40 mil;

• Despesas pré-operacionais como abertura da empresa, projetos, consultoria, criação de marca, recrutamento e seleção de pessoal, etc.: R$ 5 mil a R$ 10 mil;

• Capital de Giro para estoque inicial de mercadoria, provisionamento para vendas faturadas e prejuízo operacional nos primeiros meses e reserva técnica para eventuais problemas: R$ 50.000 a 70.000.

Investimento total entre R$ 132.600 e R$ 221.800.

Captação de clientes

A localização é importante para a venda direta para as pessoas físicas, o mercado varejista. Como esse é um público significante, é interessante escolher espaços em áreas comerciais que ofereça produtos relacionados a construções e reformas, ou um centro comercial em que o poder aquisitivo de seu público principal se enquadre com a loja que se pretende montar.

Os demais tipos de clientes, como construtoras e empresas de paisagismo, compram por telefone. Entretanto, um local de fácil acesso é indicado, pois muitas das vezes o cliente quer ver o produto.

Para a instalação de uma loja de tintas é conveniente que a fachada da loja seja esteticamente agradável. Uma loja colorida, com boa visibilidade terá, certamente, maior chance de ser apreciada pelos clientes.

Outro cuidado muito importante é o estacionamento para clientes.

Ao montar uma loja é preciso atentar para a satisfação da clientela, espaços estratégicos e exclusivos para atendimento é um diferencial frente aos concorrentes.

É importante, também, que o empreendedor escolha um local com boa iluminação e que seja arejado para o devido armazenamento das tintas.

Divulgação

Uma pequena loja de tintas pode fundamentar a divulgação de seus produtos nos seguintes itens:

Ponto

A localização é importante para a captação de clientes. Esse assunto foi explorado no capítulo “Localização”. Uma boa placa e banners promocionais na fachada são muito eficazes.

Sites/Redes sociais

A internet é fundamental, pois é consultada por qualquer empresa/pessoa em busca de mercadorais dessa natureza. Publicar em um site usando técnicas modernas facilita a localização de empresas em páginas como o Google ou Facebook. Isso é essencial.

Campanhas

• Confeccionar prospecto e visitar construtoras, arquitetos e decoradores;

• E-mail marketing que é um meio mais moderno para as pessoas tomarem conhecimento de sua empresa;

• Em cidades menores, anunciar a empresa em guias comerciais e jornais locais.

Trechos de informações extraídos do site do SEBRAE: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-loja-de-tintas