Possíveis defeitos na aplicação de tinta

Data de postagem: Dec 02, 2015 10:4:23 PM

  • Também conhecido por empolamento. Aparecem na superfície da tinta imediatamente após secagem ou apenas após alguns meses.Causas, podem ser várias:encapsulamento de ar na tinta devido a excesso de agitação na preparação;

  • em caso de pintura à pistola, ar no sistema de bombagem;

  • secagem superficial rápida do filme (retenção de solvente);

  • uso de diluentes de evaporação rápida;

  • superfície mal preparada ou oleosa;

  • excesso de humidade no substrato ou ambiente;

  • solvente retido no substrato devido à secagem rápida da tinta;

  • contaminantes entre demãos de tintas ou no substrato;

  • formação devido ao processo de osmose (sal na superfície).

Correção: após secagem, remover as bolhas mecanicamente, lixar as partes afectadas, preparar a superfície e repintar conforme a especificação técnica;

Bolhas:

FissuraçãoA fissuração (português europeu) ou craqueamento (português brasileiro)consiste na quebra do filme de tinta após secagem. Defeito também conhecido por pele de crocodilo ou gretamento.

Causas, podem ser várias:

  • inabilidade do pintor;

  • aplicação de espessura elevada no caso tintas de etilsilicato de zinco;

  • secagem superficial rápida, enquanto a película continua pastosa por retenção do diluente;

  • camada muito espessa;

  • diluição inadequada;

  • não observância dos intervalos entre aplicações;

  • aplicação de uma tinta muito dura sobre tintas e/ou substratos mais flexíveis.

Correção: remoção da tinta afectada e reposição do esquema. No caso de tintas de etilsilicato de zinco, remoção total por decapagem por jacto abrasivo.

LevantamentoDefeito que também é conhecido por enrugamento.

Causas: esse defeito ocorre quando se aplica uma tinta com solventes fortes (tintas epoxídicas) sobre uma tinta alquídica ou que oxida ao ar, aplicada recentemente. Ao estar em contacto com o solvente forte começa a dissolver, “enrrugando”. Após algum tempo levanta e grandes áreas podem perder a aderência ao substrato.

Esse defeito também ocorre quando a última camada é aplicada antes da anterior ter curado completamente.

Correção:

  • após secar, lixar toda a zona afectada, preparar a superfície e repintar com uma tinta compatível;

  • se necessário remover todas as camadas de tinta.

  • respeitar os tempos de cura

Falta de AderênciaOu descascamento consiste na separação total ou zonal da tinta do substrato ou entre camadas de tinta.

Causas: podem ser várias e com origens muito diferentes:

  • superfície mal preparada, contaminada com gorduras ou partículas sólidas soltas ou contaminação que ocorra após a preparação da superfície;

  • umidade no substrato, a qual, sob efeito do calor, passa ao estado de vapor, pressionando o filme de tinta, que se desprende assim do substrato;

  • pintura sobre superfície quente;

  • reacção da tinta com o substrato em tintas à base de água;

  • rugosidade inadequada (pouca rugosidade);

  • incompatibilidade entre tintas – aplicação de tinta alquídica sobre superfícies com zinco (saponificação da tinta);

  • inobservância dos intervalos para repintura, especialmente em tintas que curam por polimerização;

  • contaminação da superfície entre demãos

Correção:

  • controlar o perfil de rugosidade;

  • eliminar partículas sólidas soltas;

  • medir a temperatura do substrato;

  • rever possíveis pontos de contaminação durante o manuseio da peça;

  • ajustar a viscosidade de maneira a garantir a tensão superficial baixa pra uma completa umectação da superfície;

  • não aplicar tintas incompatíveis com a camada anterior ou com o substrato;

  • nunca usar tintas convencionais sobre superfícies com uma temperatura acima de 40 ˚C.

Farinação de tintaOu gizamento é um defeito numa tinta que se reconhece quando, ao passar o dedo pela superfície pintada este fica com um pó fino e esbranquiçado na sua superfície, pó esse que é muito parecido com farinha fina ou com o pó que se liberta quando escrevemos com giz, daí o nome farinação ou gizamento – do inglês chalking.

Causas: o aparecimento deste defeito indica que a resina se decompôs com o tempo devido às condições atmosféricas, nomeadamente a luz solar.

É um defeito comum quando se pinta a ultima camada do revestimento com tintas epoxídicas. O grupo epóxi decompõe-se ao fim de algum tempo, com a acção da luz solar.

Por este motivo, hoje em dia é muito raro a utilização de tintas epoxídicas na última camada do sistema de pintura nos casos em que a estrutura pintada fica localizada ao ar livre.

Correção: consiste da limpeza das superfícies afectadas, lixamento das mesmas para aumentar a aderência e aplicação de uma demão de tinta que resista à acção da luz solar (ex: tintas a base de poliuretano).

CraterasÉ um defeito que se caracteriza por um buraco na superfície da película de tinta seca.

Causas:

  • ar que se liberta do filme de tinta após a aplicação de tinta. Situação que ocorre em substratos metalizados ou com etil silicato de zinco, que são filmes muito porosos e que retêm ar,É este ar que sai algum tempo após a aplicação de tinta, quando a maioria dos solventes já evaporou e o filme já não consegue voltar a ser coerente;

  • solventes que se libertam do filme de tinta algum tempo após a aplicação de tinta devido à má mistura dos componentes da tinta.

Correção: após a secagem completa, lixar as zonas com crateras removendo todas as imperfeições repintar conforme a especificação técnica.

Olho de Peixe

Um pequeno defeito semelhante a uma cratera mas, ao contrário desta, existe uma aglomeração no seu centro, enquanto que nas imediações desse ponto a tinta foi repelida.

Causas:

  • Contaminação da superfície com óleos, silicones e outras matérias gordurosas causados por:

  • Contaminação da rede de ar comprimido com óleos;Contaminação da superfície com silicones;Contaminação da superfície com óleos e outras sujidade provenientes das mãos dos operários e/ou luvas de protecção sujas

Correção

Inspeccionar o sistema de ar comprimido fazendo o teste do lenço banco, caso se demonstre que este está contaminado então devemos purgá-lo ou aplicar purgadores nos ramais mais próximos das pistolas.Após a secagem completa, eliminar a fonte de contaminação, lixar as zonas com crateras removendo todas as imperfeições, lavar com água e detergente repintar conforme a especificação técnica.

Bicos de Alfinete

São pequenas crateras que alcançam a superfície do substrato metálico. Esse tipo de defeito pode ocorrer conjuntamente com crateras e bolhas.

Ppodem ter várias causas como:

  • ar ou solventes aprisionados no filme de tinta úmida que se escapam para a atmosfera quando a tinta ainda úmida mas que já não consegue voltar a formar um filme coerente;

  • pintura à pistola sobre um substrato quente;

  • pintura directa de uma camada espessa sobre um substrato metalizado ou pintado com etilsilicato de zinco;

Correção: é impossível tapar os bicos de alfinete apenas com uma nova camada de tinta. A única correcção possível é lixar a superfície afectada até os bicos de alfinete desaparecerem e voltar a aplicar o esquema de pintura previsto. No caso de substratos metalizados ou pintados com etilsilicato de zinco, deve-se aplicar uma demão da tinta muito diluída (> 50% de diluição) para poder penetrar nos poros e expulsar o ar neles aprisionado e só então aplicar o esquema preconizado.

Sangramento

O sangramento é um defeito que ocorre quando se aplica uma tinta branca sobre um substrato pintado com tintas pretas à base de asfalto betuminoso, alcatrão de hulha. Ao fim de algum tempo, a cor branca passa a um tom amarelo acastanhado.[6]

Causas: o defeito apenas ocorre em tinta alquídicas, de borracha clorada ou epoxídicas aplicadas sobre substratos de asfalto betuminoso ou alcatrão de hulha que tenham sido recentemente aplicados e ainda contenham solventes. O solvente das matérias betuminosas difunde-se através do filme de tinta branca tornando-o amarelo ou acastanhado caso a cor fosse amarela.

Correção

Se este defeito aparecer, é impossível a sua correcção. A única maneira de impedir o seu aparecimento é esperar o tempo suficiente para que o solvente dos substratos betuminosos se liberte e só então aplicar a camada subsequente.

É por esse motivo que a pintura das marcações de estrada, apenas ocorre mais de um mês depois de se aplicar o asfalto rodoviário.

Casca de Laranja

É um defeito que resulta numa superfície parecida com uma casca de laranja e resulta de um formação de filme insuficiente que leva a que a superfície fique não uniforme com micro relevos.[6]

Causas, existem várias:

  • atomização da tinta insuficiente;

  • utilização de solventes de evaporação muito rápida:

  • ambiente muito quente durante a pintura;

  • viscosidade elevada da tinta;

  • velocidade de aplicação e distância pistola-superfície incorrecta.

  • pela falta de solventes

Correção: lixagem da superfície afectada e voltar a reaplicar a demão.